Visite meu blog

Visite meu blog

Visualização do Blog

Quem sou eu

Minha foto
Rondonopolis, MATO GROSSO, Brazil
O mar para atravessar, o Universo para descobrir, as pirâmides para medir. Tudo existia menos a trigonometria. Construíram-se triângulos, mediram-se ângulos, fizeram-se cálculos e quem sonharia que à Lua se iria? Flor, fruto... Sucessão da natureza. Dois, quatro... Sucessão de Matemática. Quem gosta de Matemática tem de gostar da Natureza. Quem gosta da Natureza aprenderá a gostar da Matemática. O chá arrefece com o tempo, as plantas florescem com o tempo, a Matemática aprende-se com o tempo, a vida vive-se com o tempo. O que é que não é função do tempo? Eram formas tão perfeitas, que na Matemática já tinham uma equação. A sua beleza e harmonia levaram-nos do plano para o espaço e também ao nosso dia-a-dia. Quanto tempo gastou Arquimedes para desenhar retângulos cada vez de menor base, até chegar à área de uma curva? Arquimedes, Arquimedes, que paciência a tua. mas mostraste ao mundo que a Matemática ensina não a dizer: não sei mas a dizer: ainda não sei. Trigonometria, Álgebra e Geometria, tudo junto para complicar. Mas as relações são tão interessantes que até dá gosto estudar. Matemática para que serves? Para dar força e auto-confiança.

Pesquisas Educacionais

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sudoku

Um pouco de história

    O puzzle foi inventado pelo norte-americano Howard Garns, um arquitecto aposentado de 74 anos e construtor de puzzles.

    O enigma foi publicado inicialmente nos Estados Unidos da América em 1979 na revista americana Math Puzzles and Logic Problems, especializada em desafios e quebra-cabeças.

    A editora deu ao jogo o nome Number Place, que é usado até hoje nos Estados Unidos. Em 1984, a Nicoli, maior empresa japonesa de puzzles, descobriu o Number Place e decidiu levá-lo para o Japão, onde os jogos numéricos são muito populares. O presidente da companhia fez algumas alterações e renomeou o jogo para Sudoku. Em japonês, "su" quer dizer "número" e "doku" significa "único". O jogo foi um enorme sucesso neste país asiático.

    Um juiz neozelandês aposentado em Hong Kong, Wayne Gould, teve contacto com a diversão em 1997 e dedicou seis anos a criar um programa de computador que fosse capaz de gerar novos jogos rapidamente. Com o software pronto, ele ofereceu a novidade aos jornais ingleses e, em 12 de Novembro de 2004, o jornal The Times publicou o Sudoku que se tornou num autêntico êxito.

    Em Portugal, começou a ser publicado em Maio de 2005 pelo jornal Público. Atualmente diversas editoras publicam o puzzle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário