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Rondonopolis, MATO GROSSO, Brazil
O mar para atravessar, o Universo para descobrir, as pirâmides para medir. Tudo existia menos a trigonometria. Construíram-se triângulos, mediram-se ângulos, fizeram-se cálculos e quem sonharia que à Lua se iria? Flor, fruto... Sucessão da natureza. Dois, quatro... Sucessão de Matemática. Quem gosta de Matemática tem de gostar da Natureza. Quem gosta da Natureza aprenderá a gostar da Matemática. O chá arrefece com o tempo, as plantas florescem com o tempo, a Matemática aprende-se com o tempo, a vida vive-se com o tempo. O que é que não é função do tempo? Eram formas tão perfeitas, que na Matemática já tinham uma equação. A sua beleza e harmonia levaram-nos do plano para o espaço e também ao nosso dia-a-dia. Quanto tempo gastou Arquimedes para desenhar retângulos cada vez de menor base, até chegar à área de uma curva? Arquimedes, Arquimedes, que paciência a tua. mas mostraste ao mundo que a Matemática ensina não a dizer: não sei mas a dizer: ainda não sei. Trigonometria, Álgebra e Geometria, tudo junto para complicar. Mas as relações são tão interessantes que até dá gosto estudar. Matemática para que serves? Para dar força e auto-confiança.

Pesquisas Educacionais

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Problemas Matemáticos

"Problema dos talheres"

Dona Maria ia receber visitas em sua casa e ao arrumar a mesa percebeu que não tinha talheres suficientes para receber as visitas. Dona Maria chamou seu filho Joãozinho e pediu para que ele fosse à loja comprar mais talheres, porém Dona Maria deu uma recomendação ao filho. – Joãozinho, só compre talheres naquela loja se o preço de um talher não for maior que R$ 5,00.

Joãozinho foi pra loja repetindo o preço máximo na cabeça mas, ao chegar à loja ele descobriu que lá não vendia talheres avulsos, e sim pacotes com vários talheres juntos. Os três pacotes disponíveis eram os seguintes:

  • Um pacote com uma faca, duas colheres e três garfos custando R$ 23,50.
  • Um pacote com duas facas, cinco colheres e seis garfos custando R$ 50,00.
  • Um pacote com duas facas, três colheres e quatro garfos custando R$ 36,00.

As únicas informações que o vendedor soube dar eram que o preço de cada talher era o mesmo e todos os pacotes, ou seja, uma faca tinha um só preço em todos os pacotes, a mesma situação para a colher e o garfo e, que o preço de uma faca, de uma colher e de um garfo eram diferentes entre si.

E agora, quanto será que custa cada talher? Será que Joãozinho pode comprar algum desses pacotes atendendo à restrição imposta pela mãe?


 

"A costureira"

Ana trabalha como costureira, sempre divide seus ganhos com a sua comadre, também costureira. Quem "fecha" o serviço ganha um pouco mais, "coisa pouca, dependendo do valor da encomenda".

Ana havia fechado uma encomenda de um vestido e duas blusas e iria receber pelo serviço R$ 55,00. Quando foi perguntada sobre quanto ela e a sua comadre iriam receber, ela disse:

- Fico com dez reais e o resto a gente racha.

Torno a perguntar quanto cada uma irá receber e ela diz que a comadre vai receber R$ 22,50.

Algumas considerações

  • Ana não sabe realizar as operações simples no conjunto dos números naturais utilizando os algoritmos.
  • Também não sabe usar a calculadora.
  • Quando falamos de divisão, ela acha uma dificuldade.
  • Para ela, a divisão por 2 é o "racha", e o resultado é correto, feito de cabeça.
  • Não utiliza nenhum registro no papel para dar o resultado.
  • Sugeri o "racha" de outras quantias em dinheiro e todos os resultados estão sempre corretos.

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